NEUROPSICOPEDAGOGIA

É uma ciência interdisciplinar, isso quer dizer que se utiliza dos conhecimentos de mais de uma área: Pedagogia, Psicologia e Neurociências, por exemplo. Estuda a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem humana. Seu objetivo é promover a aprendizagem eficaz de crianças, adultos e idosos, previnindo, diagnosticando e intervindo em dificuldades e transtornos de aprendizagem e problemas associados. 

estimulação cog.jpg

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

Pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, com o objetivo de manter ou melhorar o desempenho cognitivo, prevenir o seu declínio e promover autonomia e qualidade de vida.

Utiliza-se de um conjunto selecionado e personalizado de atividades e técnicas que visam ativar e fortalecer as habilidades mentais como memória, atenção, raciocínio, linguagem e funções executivas.

altas hab.png

ALTAS HABILIDADES

Pessoas com altas habilidades costumam apresentar grande potencial intelectual, criativo ou acadêmico — mas também podem vivenciar grandes  desafios. A atuação de forma especializada nesse contexto  busca identificar os perfis cognitivos, emocionais e comportamentais dessas pessoas. Por meio de avaliações, estratégias personalizadas e estímulos adequados é possível favorecer o desenvolvimento integral, o equilíbrio emocional e o aproveitamento saudável de suas potencialidades. 

aval neuropp.jpg

AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Envolve a análise de diversas áreas do desenvolvimento humano, como: 

  • Cognição: Atenção, memória, funções executivas, raciocínio lógico, linguagem.
  • Socialização: Interação social, comunicação, habilidades sociais.
  • Comportamento: Regulação emocional, impulsividade, organização.
  • Aprendizagem: Leitura, escrita, matemática, habilidades motoras.

A avaliação utiliza diferentes instrumentos e técnicas, como testes padronizados, observações e entrevistas, para mapear necessidades e construir o Plano de Intervenção.

CADASTRE SEU EMAIL

cadastre-se e receba conteúdo editorial diretamente em seu e-mail